Página principal

De Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco no Brasil
Edição feita às 20h04min de 31 de março de 2016 por Admin (Discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa




Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco


Se libertar do tabaco.png

O OBSERVATÓRIO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DA INDÚSTRIA DO TABACO NO BRASIL foi criado pelo Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Cetab/Ensp/Fiocruz), com a colaboração da Comissão Nacional para a Implementação da Convenção Quadro (Conicq), da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), da Aliança para o Controle do Tabagismo (ACTBr) e da União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares (The UNION), para atender o que estabelece o Artigo 5 da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde (CQCT/OMS), sobre o monitoramento de como a indústria de tabaco age para comprometer as ações pró-controle de tabaco no Brasil.

A CQCT/OMS criou Diretrizes para Implementação do Artigo 5.3, referente a proteção de políticas públicas de saúde contra os interesses comerciais e outros interesses da indústria do tabaco. Além dos princípios norteadores e recomendações, as Diretrizes sugerem maneiras de promover, executar e monitorar o cumprimento das obrigações relativas a este artigo.

O site oferece à pesquisadores, técnicos e militantes que atuam no controle do tabaco no país, informações detalhadas, baseadas em documentos que demonstram quais estratégias e táticas são usadas pela indústria de produtos derivados de tabaco. O OBSERVATÓRIO oferece dados atuais sobre medidas legislativas que o Brasil vem adotando para fazer cumprir o que preconiza a CQCT/OMS, como por exemplo a proibição de aditivos nos produtos derivados do tabaco, considerando a inclusão desta recomendação na 4º Sessão da Conferência das Partes (COP4) em 2010, informações sobre contrabando de cigarros e o andamento da adoção do protocolo contra o comércio ilícito e, como as empresas tem promovido a inserção de cigarros eletrônicos no mercado, entre outros assuntos.

Ao visitar o Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco no Brasil você também terá acesso a informações sobre pessoas e organizações envolvidas com a indústria do tabaco e poderá conferir como realizam lobbies com o objetivo de minar os interesses da saúde pública brasileira. Através do OBSERVATÓRIO você terá acesso aos links e endereços eletrônicos de Instituições parceiras que promovem e dão suporte suporte às ações contra o tabagismo. As informações contidas no OBSERVATÓRIO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DA INDÚSTRIA DO TABACO NO BRASIL foram organizadas a partir das Estratégias e Táticas, recomendadas pela OMS que são referências para todos aqueles que desejam conhecer como atua essa indústria no Brasil e no mundo.

Estratégias e Táticas da indústria do tabaco, Organizações e Pessoas

Para obter mais informação, visite a página Sobre o Observatório

Um projeto realizado pelo Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (CETAB), vinculado à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) da Fiocruz, que conta com recursos do Ministério da Saúde e parceria do Instituto Nacional do Câncer (INCa), da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), e da União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Respiratórias.


Atualidades



Crédito: AgênciaSenado, 2016


2 de março de 2016
"Produtores de fumo criticam projeto de combate ao tabagismo:"

Link original da notícia Aqui



Crédito: Opinião Própria "O Blog", 2016


15 de janeiro de 2016
"Souza Cruz é suspeita de trabalho escravo no RN:"

Link original da notícia Aqui



  • Para ver as notícias anteriores, basta clicar na página "Notícias"



Parceiros

          ACT Br         INCA        CONICQ                                             FCTC

Formas de interferência

Tobacco-industry-intimidation tratada.jpg

Em seus esforços para inviabilizar ou enfraquecer as fortes políticas de controle do tabaco, a interferência desta indústria assume muitas formas. Estas incluem:



Tutoriais e fontes de pesquisa


Siga o CETAB nas redes sociais



Facebook


Apoio

        OPAS      The Union