Página principal

De Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco no Brasil
Edição feita às 11h22min de 2 de setembro de 2021 por Admin (Discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Logo cetab ftct 3.png

Flag of Brazil.svg.png Bandeira-espanha.gif Bandeira dos Estados Unidos.jpg

Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco

AVISO: ACESSE O NOSSO NOVO OBSERVATÓRIO. CLIQUE AQUI

                 Observatorio icones vertical observatorio.png              Observatorio icones vertical taticas.png              Observatorio icones vertical organizacoes.png              Observatorio icones vertical pessoas.png              Observatorio icones vertical cetab.png               Observatorio icones vertical parceiros.png              Observatorio icones vertical apoio.png               Icone boletins.png                    Icone midia port.png            



Capa - novo observatório.jpg

Acesse a página do nosso novo Observatório. Clique na imagem ⬆︎

Um projeto realizado pelo Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (CETAB), vinculado à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) da Fiocruz, que conta com recursos do Ministério da Saúde com a colaboração do Secretariado da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, e a parceria do Instituto Nacional do Câncer (INCa), da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), da União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Respiratórias. e do Tobacco Tactics, da Universidade de Bath


Atualidades


Fonte: Cetab/Ensp/Fiocruz, 2021


9 de agosto de 2021
O trabalho infantil nas lavouras de tabaco faz bem a quem?:

Boletim oito publicado pelo Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Cetab/Ensp/Fiocruz). Esta edição é composta por um editorial assinado por Vera Luiza da Costa e Silva; opinião: o uso de narguilé no Brasil, por Andréa Reis Cardoso; entrevista com Eric Diego Barioni; e a seção de radar, com os últimos informes.

Acesse o documento na íntegra AQUI

---

Fonte: Cetab/Ensp/Fiocruz, 2021


30 de julho de 2021
Consumo de cigarros ilegais em 5 cidades brasileiras:

O objetivo do estudo corrente foi estimar o consumo de de cigarros ilegais com base em dois métodos: (a) análise de maços de cigarros descartados nas ruas em cinco capitais escolhidas por sua importância geopolítica ou pelo histórico de elevado nível de contrabando de cigarros (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande e João Pessoa); (b) pesquisa individual domiciliar com entrevistas presenciais de fumantes de 18 anos ou mais, homens e mulheres, com diferentes níveis de escolaridade, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Acesse o documento na íntegra AQUI


---

Fonte: Cetab/Ensp/Fiocruz, 2021


14 de julho de 2021
Secretário de agricultura familiar defensor da agroindústria do tabaco deixa cargo e assume diretoria na OEA:

Com a gestão marcada pelo enfrentamento contra o que rotulou ativismo anti-tabaco, o ex-prefeito de Rio Pardo (RS) e engenheiro florestal, Fernando Schwanke, deixou o cargo de secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, para assumir a diretoria de Projetos do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com sede em San Jose, na Costa Rica. O órgão é ligado à Organização dos Estados Americanos (OEA).

Acesse o documento na íntegra AQUI


Formas de interferência



Tobacco-industry-intimidation tratada.jpg

Em seus esforços para inviabilizar ou enfraquecer as fortes políticas de controle do tabaco, a interferência desta indústria assume muitas formas. Estas incluem:

---

Tutoriais e fontes de pesquisa

Observatórios


Observatory Sri Lanka


Observatory African


Siga o CETAB nas redes sociais


Facebook logo tratado.png               Twitter.png            Youtube-vector-logo-400x400.png


Apoio


OPAS          The Union